Saúde

Será que estamos prontos para envelhecer?

Quando você vê em algum lugar, ou ouve palavras como “envelhecimento” e “velhice”, o que vem na sua mente? Provavelmente você deve pensar como será você daqui a 30 anos…

Sendo psicóloga, e beirando os 40 anos de idade, já me considero como uma das “idosas do amanhã”. Ao tempo que atendo pessoas mais velhas, e atuo no campo do envelhecimento, tenho chegado a conclusão de que quantos mais conversamos e aprendemos sobre o assunto, estaremos mais tranquilos quando a velhice chegar.

Eu sei que às vezes parece paranoia, mas não é! A velhice chega para todos, e por isso você precisa se prevenir. Tente se exercitar mais, ou tentar comer aquela frutinha a mais que sempre estraga na sua casa, porque daqui a alguns anos suas vitaminas podem fazer falta!

Sempre entro em conversas e tento refletir para saber, “qual é o segredo para envelhecer bem?”, essa é a tal pergunta de 1 milhão de dólares, todos querem saber, e se soubéssemos tudo seria mais fácil. — Costumo dizer que não existe uma fórmula mágica, ou alguma água sagrada que vai te deixar jovem para sempre, mas, uma das chaves para envelhecer bem consiste em se preparar para essa etapa da vida.

E tenha isso em mente: todos nós um dia vamos chegar na tão temida “terceira idade”, em pouco tempo você não vai estar mais entendendo as gírias do seu filho e sua músicas vão ser engraçadas. Em pouco tempo você se tornará seus pais.

Então só a partir daí devemos nos preocupar com nossos hábitos? Eu acho que não… Na minha opinião já deveríamos estar preocupados, e falando bem da verdade, deveríamos nos preocupar em levar uma vida saudável desde pequenos.

Eu falo isso como uma opinião própria, se quiser discordar a vontade, mas eu acredito que se já estivesse me preocupando desde meus vinte e poucos anos, hoje estaria outra mulher. Seria mais esperta, mais rápida e mais saudável!

Os hábitos que cultivamos são responsáveis por no mínimo 70% do que podemos nos tornar (sendo positivo ou negativo). O resto é genética, até porque se está escrito que você tem tendência para ter diabetes ou obesidade, você pode ser a pessoa mais saudável do mundo que será difícil de evitar. Mesmo assim devemos cuidar de nós mesmos a partir do ponto que percebemos. Organicamente, o ciclo do ser humano dura 28 anos, até você começar a ter cabelos brancos, necessitar de mais proteínas e vitaminas no seu corpo, começar a não ser o mesmo de quando tinha 18 anos.

Ciclo envelhecimento

Eu sempre digo a meus pacientes que o principal inimigo da velhice é o medo de ficar velho, ele que dita como seremos. Li uma notícia um dia desses, que mostrava depoimentos de mais de duas mil pessoas com mais de 55 anos, e nela mostra que grande parte das pessoas ainda tem um leve receio ao falar e pensar no futuro. Ainda é comum associar velhice com morte, solidão, doenças, queda de saúde, e vários outras coisas que nos deixam tristes

Devido a esses pensamentos, as pessoas estão cada dias mais afastados do pensamento que devemos ter ao pensar na velhice. Devemos pensar sempre em como envelhecer bem. Se você ainda tem esses receios comece a me seguir porque eu tenho um objetivo, que é de mudar a sua mente!

Precisamos planejar desde cedo, ensinar a nossas crianças que o futuro é importante! Eu tenho um garoto de 13 e uma filha de 7 ( e outro de 19 mas não se encaixa nesse exemplo), e eu tento ensiná-los ao máximo que devem aproveitar enquanto são crianças mas que não devem esquecer o futuro.

E mesmo aos idosos que envelhecem ou sofrem de alguma coisa, não devemos esquecê-los, devemos dar ainda mais amor e carinho. Muitas pessoas esquecem que ainda tem vida ali, e toda a história que eles já passaram, e por isso você tem que cuidar até os últimos dias.

Não podemos deixar que a velhice tire o brilho da nossa alma, que apague tudo que vivemos ou que os outros viveram. Os anos não podem apagar quem somos, mas lapidar nossa essência, concretizar nossas conquistas.

Repito: quanto mais medo temos da velhice, mais “medonha” ela chegará! Trate ela como mais um ciclo da vida. Você se preparou mentalmente para chegar aos 18, aos 25, aos 30 e vai começar a se preparar para quando a velhice chegar.

Eu espero que da próxima vez que você for perguntado sobre velhice, você possa responder com convicção que almeja ter saúde, autonomia, independência, amizade, família, amor, memórias, músicas, danças e, sobretudo, gratidão pela vida.

Conseguir envelhecer é uma conquista. Você chegou até lá!

Que estejamos preparados para o futuro, e que ele guarde coisas boas para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 15 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.