Aceleração de Conhecimento Dicas Livros

Porque a leitura é tão importante

A leitura aprimorá o vocabulário e a ajuda na construção textual.

Um dos grandes desafios dos professores da educação fundamental é ensinar e motiva a leitura para os alunos, mas ensinar não é só decifrar códigos, e sim a ter o hábito de leitura. Seja por gostar, estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Infelizmente, com o avanço das tecnologias do mundo moderno, as pessoas não buscam a pela leitura ou se interteça .

A leitura é um ato de grande importância para o conhecimento do ser humano, além de beneficiar o aprendizado de conteúdos específicos, aperfeiçoa a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento. Dessa forma, a valorização de uma obra literária é uma aliada na hora de elaborar uma redação.

A leitura também pode ser uma alternativa para as férias, visto que é uma ótima técnica para memorização de conteúdos. Dessa forma o aluno continua em contato com a escola, mesmo não indo às aulas.

O hábito da leitura pode também operar como um exercício de fixação, visto que boa parte dos assuntos estudados na escola é ensinada apenas na teoria. Além disso, durante a leitura, é possível notar faces diferentes de um mesmo assunto, buscando um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.

Criar o hábito

É normal encontra pessoas dizendo que não têm paciência para ler um livro, no entanto, é tudo uma questão de hábito, de transformar a leitura em prazer. Vale lembrar que, além dos livros didáticos, previstos em diversas etapas dos estudos, é importante buscar outras obras de interesse, independentes do conteúdo.

Por isso, mesmo seguindo o cronograma escolar ou lendo as obras para o vestibular, por exemplo, os estudantes podem dedicar-se a leituras descompromissadas, fazendo das férias tempo propício para isso. Poesias, romances, epopeias, vale tudo quando o objetivo é viajar pelas páginas de uma obra literária. Jornais, revistas e periódicos também são excelentes aliados de leitores assíduos. Não pare, temos mais adiante….

O hábito da leitura deve ser incentivado ainda na infância para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e, acima de tudo, agradável. Uma leitura praticada com prazer desenvolve a imaginação, a escuta atenta e a linguagem das crianças.

O ato de ler deve ser um hábito cultivado desde a infância.

Algumas Sugestões

Falar de livros ou de leitura é muito subjetivo, pois ela está inteiramente ligada a gostos pessoais. Por isso, sugerir textos ou obras pode ser uma tarefa muito arriscada. No entanto, diante da riqueza da Literatura Brasileira, mais não podemos esquecer de obras e autores que não podem passar despercebidos, haja vista a sua importância para nossa cultura.

Além de tudo que já é exigido pelos professores nos tempos de escola, os principais vestibulares do Brasil incluem em suas provas algumas obras que a grande parte dos estudantes já teve ou terá contato uma vez na vida. Pensando nisso, preparamos uma lista de livros que costumam cair nas provas e que são excelentes dicas de leitura.

1. Dom Casmurro, de Machado de Assis

2. Amálgama, de Rubem Fonseca

3. Macunaíma, de Mário de Andrade

4. Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues

5. Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto

7. Grande sertão: Veredas, de Guimarães Rosa

VEJA TAMBÉM :
http://turbineseucerebro.com.br/dicas/5-passos-para-ficar-mais-inteligente/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *