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Como melhorar a memória

Perde a memória nem sempre está relacionada ao tempo. Muitas vezes, os lapsos são consequências de um estilo de vida nada saudável.

A memória é uma das funções mais importantes do cérebro humano. E quando ela começa a falhar, as coisas tendem a sair dos eixos. não lembrar uma coisa ou outra é até normal, mas não pode ser rotineiro. Se isso tem ocorrido, com você, é bom ficar de olho. o caso pede cuidado, mas não é o fim do mundo. Tem como melhorar a memória!

Que saber porque perda de memória nem sempre está relacionada aos efeitos do tempo?Muitas vezes, os lapsos são consequências da ausência de concentração e até mesmo de um estilo de vida nada saudável.

“Não é normal esquecer nem se concordar perda de memória  Isso se torna um problema quando traz prejuízos funcionais,e funcionalidade e prática para o seu dia a dia”, explica o dr. Guilherme Cherpak, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

5 dicas para melhorá a memória:

  1. dormi pelo menos 8 horas

O sono é necessário para a saúde. Mesmo que estejamos “desligados”, o cérebro não deixa de funcionar. E é nesse período de repouso que ele reorganiza suas atividades, guardando as informações que recebeu durante o dia.

Necessitamos do período para que as estruturas de memórias se reorganizem, temos que deixar o cérebro trabalhar sozinho. Se em alguns casos, não deixarmos isso acontecer, teremos um déficit de memória.

2. acalme os nervos, nada de estresse 

Às vezes, perdemos a paciência com algumas situações de nosso dia a dia. Trânsito, demandas de trabalho, problemas de casa… Para melhorar a memória, No entanto, é preciso deixar o nervosismo de lado, respirar fundo e tentar relaxar.

O geriatra explica o motivo: “Quando a nós vivemos estressados, preocupado com os problemas, pilhado, não cria um espaço favorável para que o cérebro assimile e guarde o que a gente precisa.”

3. Melhorar a qualidade de vida

Deseja ter uma memória de aço Então preste atenção aos seus hábitos. realize exercícios físicos, que fazem tão bem à mente, faça uma dieta balanceada e tenha o sono em dia.

O que mais atrapalha a memória é o estilo de vida, a quantidade grande de informações, que fazem com que o cérebro não consiga distinguir o que é memória de trabalho ou de longo prazo.”

4. Comece a ler

Nada como melhorar a memória apostando em um hábito saudável como esse. A leitura é uma forma muito eficaz de incentivar a memória, sabia? Para manter o cérebro funcionando bem, faça resumos depois de cada leitura e teste seu raciocínio como palavras cruzadas.

A memória é um sistema Quanto mais a gente ativa, seja falando, ouvindo ou lendo, assim que praticamos diferentes hábitos nossa memória começa a fica mais forte, pois você esta trabalhando ela.

5. Controlar emoções 

Muitas lembranças são acessadas por sentimentos , e podem trazer boas ou más recordações, por exemplo. “Uma memória de longa duração é aquela que a gente estuda, aprende, que ativa nossas emoções, sinalizando para o cérebro que aquela é uma memória para ser armazenada comentou o geriatra.

Por isso, é fundamental praticar, suas emoções, assim ajudamos a melhorar a memória. Isso é possível e nós já mostramos como aprimorar sua inteligência emocional.

Alguns sintomas de perda de memória

— Tem dificuldade para se lembrar de fatos recentes, mesmo que sua memória do passado esteja boa;
— Acha que é difícil acompanhar conversas ou programas de televisão;
— Começar a repetir para você mesmo o que tem que fazer com maior frequência ou se perder em sua linha de pensamento;
— Tem dificuldade em fazer tarefas rotineiras (por exemplo, manejar suas finanças, seguir uma receita ou fazer compras de supermercado);
— Observa que as outras pessoas estão comentando sobre o seu esquecimento.

SAIBA MAIS:
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