5 Livro Que Todos Precisa Ler Antes De Fazer O Vestibular

As provas que não cobram lista de livros como o Enem, usam grandes clássicos brasileiros, para elaborar suas provas de literatura.

Se você checar, uma a uma, as listas obrigatórias de leitura dos grandes vestibulares, vai perceber que, mesmo sendo diferentes, elas têm tudo a ver uma com a outra. Isso porque, com algumas exceções, muitas obras se repetem de ano em ano. Além disso, mesmo as provas que não cobram lista de livros como o Enem, baseiam-se nos grandes clássicos para construir  suas provas de literatura.

Então, já sabemos que alguns livros são essenciais para o bom resultado nas provas de português e literatura. E é por isso que não podem faltar nos estudos de quem vai presta o vestibular. Sabia que podemos resumir as grandes obras em cinco, ou seja porque são muito cobradas nas listas, pois têm grandes chances de pintar na prova do Enem.

VEJA MAIS: Está com medo de dar aquele branco na hora da prova?Calma eu tenho a solução!

No Enem, percebe-se, a influencia de algumas obras clássicas, como O cortiço, de Aluísio Azevedo, por exemplo. Mas também há diversas obras contemporâneas sendo cobradas, de diferentes gêneros textuais: contos, crônicas, letras de música. dessa forma as provas ficam mais dinâmica e menos cansativa, mas exigir também uma dose extra de interpretação de texto.

Outros vestibulares que cobram lista de livros , são a Fuvest e a Unicamp, as obras que pedem são bem variadas: desde clássicos brasileiros até livros de países como Moçambique. Nessas listas encontramos clássicos, tanto os brasileiros como portugueses, como a antologia Poemas, de Camões, e Coração, cabeça e estômago, de Camilo Castelo Branco. Também há obras mais modernas, como textos de Guimarães Rosa e Clarice Lispector .

Aqui estão os 5 livros que todo estudante deve estudar:

Livros literárias que são importantes para o vestibulando
1. A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade
2. Dom Casmurro, de Machado de Assis
3. Vidas secas, de Graciliano Ramos
4. Laços de família, de Clarice Lispector
5.  O cortiço, de Aluísio Azevedo

Também veja: Porque a leitura é tão importante !